segunda-feira, 11 de abril de 2016

“ A trotes mais lentos”



Meu cavalinho está cansado das corridas,
De correr por aí e dar o melhor de si.

Décadas atrás mais parecia um pônei
Quando o conheci,
Tão novo, tão cheio de si.

Os anos passaram, chegou o cansaço.
Nem o mais puro sangue é feito de aço.

Pode parar por um tempo,
Porém tenho certeza que não será
Para sempre.
Não se zangue.

Há coisas que estão no sangue...


(Karin F.)

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Conversa entre amigas

Uma amiga dizendo a outra:

- Meu, imagine um cara estranho. Que ao mesmo tempo que é minucioso não sabe a própria agenda de trabalho!
-Como assim, amiga? Você conhece esse cara?
- Conheço... O pior... Gosto dele...
-Hum... E como mais ele é?
- Ele é sossegado. Se tiver oportunidade ele foge do carnaval, bem pra longe! Mas por outro lado, se meio mulherengo...
- Hum...Mas...Conte essa história direito!
-Ai, Ju, é complicado...
-Onde você conheceu esse cara?
- Em um show de rock. Os olhos azuis dele pareciam dois faróis na multidão. E o sorriso, os olhos que quase se fechavam quando ele sorria... Ele não me viu, mas eu o vi. Daí, soube dele através de uma amiga em comum nossa. Depois, por coincidência,  nos encontramos numa pizzaria em frente à praia de Copacabana. Ele estava numa mesa próxima perto da minha e olhou com ternura pra mim. Depois, veio falar comigo e eu mal conseguia falar. Acabamos tirando uma selfie, eu o abracei, coloquei minha cabeça no peito dele e ouvi seu coração bater... Então, tivemos que nos despedir. Nem o telefone dele eu peguei. Mas, saindo de lá, eu o vi dando a maior bola para outras meninas... Essa nossa amiga em comum trabalha com ele, e por isso, sei que ele é todo certinho e não sabe da própria agenda.
-Caraca, Sofia! Caso sinistro esse o seu, hein? Mas fale mais...
- Então, ele é um cara fechado, tão fechado como uma porta emperrada. Já nos encontramos outras vezes e numa delas ele me disse “relaxe – Eu parecia nervosa perto dele? – Hum... Numa outra vez agradeceu  pelas felicitações de aniversário que tinha dado a ele e noutra agradeceu muito pelas “amáveis palavras” num e-mail que escrevi. Aliás, nessa vez eu o vi lendo o e-mail, ele parecia concentrado como se o mundo ao redor dele não existisse. Tínhamos combinado de nos encontrar como amigos. E como amigos também fomos a um outro show de rock juntos, ele percebeu algo de diferente, então, pegou na minha mão, olhou nos meu olhos e perguntou o que eu queria... Me deu vontade de responder “você, né meu bem!”. Não foi isso que respondi, foi quase, disse que queria uma beijo... Ele disfarçou  e disse que já era tarde, que precisava ir embora, o show já tinha acabado, na verdade. Algumas vezes que nos encontramos na praia de manhã ele estava num humor... Ninguém é perfeito, né? Somos só amigos, pois, acho que não daríamos certo juntos.
- Por quê?
-Ah, ele é muito certinho, fechado, sei lá... Mas como amigo é tranquilo.
- E não tem namorada mesmo assim?
-Que nada! Pouquíssimas foram as sérias!
-Nossa!
-Mas é preocupado com questões sociais e ambientais. Tem bom coração.
-É, tem gente que nasce apenas para ajudar o mundo...
- Pois é.. O duro é quando a gente se apaixona por essas pessoas...
-Bom, Sofia, a conversa aqui à beira mar está ótima, mas tenho que ir andando.
-Pera aí.
- O que foi?
-Tá vendo aquela moça de bicicleta vindo em nossa direção?
-Tô. E daí.
- Ela que é a amiga em comum de quem falei...
- Será que ela está vindo conversar contigo?
-Não sei...
- Oi, Sofia! Tudo bem?
- Oi Marilda, tudo e você?
- Tudo!
-Essa é minha amiga Júlia.
-Prazer Júlia.
-Prazer.
-Então Sofia...
-Diga Marilda.
- O Nando disse que quer falar urgentemente com você.
-Quando?
-Se der pra ser agora, pois, ele está vindo aí.
-É tão urgente assim?
- Ele disse que é. Espere-o que logo ele passa. Mas eu já vou indo. Bom te encontrar! Beijo! Tchau meninas!
-Tchau...
-Tchau...
-Sofia, eu não quero atrapalhar, mas, vou ficar por perto.
-Tá.
-Oi, Sofia! Que bom te ver! Eu precisava muito mesmo falar com você. Será que a gente pode ir até ali tomar um suco?
-Tudo bem, Nando. Vamos lá.
-Então. Sente aí que eu vou pedir os sucos. Aposto que você quer uma limonada, né?
-Acertou!
-Já volto.
-Tá.
-Prontinho. Aqui está.
- E então?
- É que eu vou ficar uns tempos sem falar direito com você.
-Por quê?
-Vou viajar, vou pra Europa à trabalho e daí fica complicado...Estando longe, trabalhando...
-Tá bom.
-Em um mês eu volto. Não fique chateada, tá?
-Não! Claro que não!
-Bom, agora tenho que ir. Beijo, Sofia! Tchau!
-Tchau, Nando...
-E aí, amiga?
-Você nem vai acreditar Ju...
- O quê? Ele te pediu em namoro?
-Que nada! Disse que vai viajar a trabalho, vai ficar um mês fora e, por isso, nesse tempo de um mês não falará direito comigo.
-Ah, fala sério!
-Depois dessa amiga, com certeza serei apenas amiga dele e mostrarei bem isso. Hoje mesmo vou sair com um gatinho que estava me paquerando.
- É isso aí! Dê bola para quem te dá bola, como num jogo de tênis!
- Hahahahahaha Só você pra dizer essas coisas!
-Bora pra casa! Vamos juntas pois, moramos tão longe uma dá outra...
-Pois, é, só no mesmo prédio...
-Hahahahaha




segunda-feira, 28 de março de 2016

Poeticamente

De tanto amor no coração.
De tanta alegria e decepção.
Menina e seu primeiro amor, com flores com dor.
Décadas e décadas passaram.
Apenas algumas coisas mudaram.
Da adolescência à idade adulta.
Um amor que ultrapassou o tempo e o espaço, tornando-se puro sem pedir nada em troca.
Amar por amar, por muito tempo longe dele ficar, mas em paz quando ele chega estar, mesmo que
por alguns minutos apenas.
E ele diz "relaxe garota" como quem diz "está tudo bem, eu demorei, porém agora estou aqui".
Ah, doce menino, se fosse mais que agradecesse a amáveis palavras dela...
Ela que sente com o coração quando você está triste ou alegre, perto ou longe.
Há coisas que ultrapassam os limites da razão e apenas falam ao coração, se transformando apenas
em poesia. Poesia que acompanha essa menina por toda a vida, que faz calar seu coração e de
longe ser o anjo de alguém.

sábado, 19 de março de 2016

Poesia

“Resposta obscura”


Um pé no abismo outro na redenção.
A mente diz sim, o corpo diz não.
A vida entre dois mundos com e sem caos.
Andando entre os bons e os maus.

Um muro entre a loucura e a sanidade
A saudade que o peito invade.
Viver entre o sossego e a calamidade.
Desejar uma vida de verdade.

Caminhar mais e mais.
Buscar pela ajuda de ancestrais.
Passa cada momento.
Passa cada vez mais lento.

Buscar explicação nos astros.
 Buscar a solução em campos vastos.
Se descobrir em outro mundo.

A resposta está onde se vai mais fundo.

Por Karin Földes

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Mais poesias

“Distância amenizada”

Alguém por quem só quero o bem.
De estar mais perto tenho a sorte.
E de supetão, o coração que bate mais forte.

Por mais que eu tente,
De repente,
Não sai de minha mente.


Se encontra num lugar
Onde o sol mais brilha.
Daqui, três mil vezes uma milha.

Não havia plano.
Apenas atravessou o oceano.
Não dá para crer que cá está este ser.

Perto de quem, por ele, perde o juízo.
Chegou sem prévio aviso.

A caneta que, de repente, volta a trabalhar.
A quilômetros agora está de seu lar.

Que estivesse aqui, eu quis.
Apenas por estar mais perto me deixa feliz.

O coração bate com força imensa, à
Sua bem menos longínqua presença.

De um lugar gelado para um lugar quente.
Por mim sempre será amado,
Mesmo que esquecê-lo eu tente.

Por menos longe estar,
O meu viver faz alegrar.
E assim faz,
Assim me traz a paz.

As razões do coração ainda não
Foram descobertas.
Mas, são muito mais que certas.

___________________
Karin Földes



“Sonho e surpresa”

Toda noite, a caneta que trabalha
Sem parar.
Apenas por alguém mais perto estar.

Com tanta vivência,
Por um ser que chega de repente,
Voltar à adolescência.

Chega sem planos.
E um pouco menos longe está
 alguém que o tem
No coração por anos.

Mais alegres se tornaram a vida
E o verão.
Mais forte, de repente, bate
Um coração.

Um alento,
Depois de um par de dias
De sofrimento.

Agora mais perto tu estás,
Por poucos dias trouxe mais um pouco
De paz.

Em meu sonho trouxe a novidade.
Porém, nunca imaginaria que
Se tornasse verdade.

Uma visão apenas vinda
Do coração.

__________________
Karin Földes





segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

“Surpresa tão perto, coração tão longe”



Em madrugadas caladas
Sonhos estranhos se tornam reais
Uma vez ou mais.

O sono se esvai.
A face de alguém de minha mente
Não sai.

Surpresas do acaso,
Ironia do destino.
Como a rara flor presa num vaso.
Baladas estonteantes de um sino.

Algo tão de repente.
Uma força enorme no que se sente.
Um verão muito mais que quente.

O que estava adormecido
É trazido pela rapidez.
Tudo o que foi vivido
Toda falta de lucidez.

Não é de todo conhecimento
A história que está sendo escrita.
Talvez não seja para se ter entendimento
Apenas para ser vivido.

As razões são feitas para a mente,
Não para o coração.

Tão perto, tão longe,
As palavras escorrem pela minha mão.

Entrar em contato com alguém,
Apenas pela emoção.

Já que está tão perto,
Queria estar próxima de ti,
Meu amigo, meu irmão,
Meu especial coração.

___________________
Por Karin Földes



domingo, 31 de janeiro de 2016

"Tão estranho, tão perto, tão longe"

A sinceredade.
A felicidade.
De um sentimento de verdade.

Um sonho estranho, uma visão.
Uma realidade.

Tão perto tão longe.
Alegria e vontade.

Caminhos que estranhamente se cruzam.
Até a eternidade.

Por Karin F